Patch 10 de Warhammer 40,000: Space Marine 2 chegou finalmente ao PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S com um pacote robusto de novidades — um verdadeiro update de aniversário que reorganiza modos, armas, inimigos e progressão. Se você é aquele jogador que vive medindo frames, testando hitboxes e decorando tempos de recarga, este patch traz material suficiente para horas de teste e reavaliação de builds. E sim: embora o Patch 10 já esteja disponível, o Season Pass 2 e os packs de cosméticos dos Black Templars e Imperial Fists só entram no ar mais tarde hoje, 4 de setembro — fique ligado.
O que vem com o Patch 10
Patch 10 não é só um conjunto de ajustes; é uma atualização que adiciona modos inteiros, mapas, um monte de conteúdo cosmético e novo balanceamento que, se você curte shooters com peso e feedback mecânico, vai mexer direto com as suas decisões em partida. Entre os destaques temos o novo modo PvP Helbrute Onslaught, o modo PvE Stratagems (uma espécie de variação dinâmica de Operations), a adição jogável do Helbrute, novas armas — como o Power Axe — e os flamers Pyreblaster e Pyrecannon exclusivos para PvE. Também entraram no jogo novas tropas maiores: o Mutalith Vortex Beast (boss) e o temível Chaos Spawn em três variantes.
A Chaos Armour Pack é gratuita com o update 10.0, mas a mecânica de desbloqueio é peculiar: você precisa conquistar uma quantidade específica de kills por partida com cada classe para liberar a skin correspondente no PvP. Isso força prática em modos competitivos — não é só cosmetic, é um incentivo à performance.
Patch 10 altera o ritmo de jogo e abre novas estratégias tanto em PvP quanto em PvE. Se você é competitivo, experimente as mudanças com calma: a curva de aprendizado vai te forçar a rever posicionamento e prioridades de alvo.
“Uma grande parte dos fãs tem ‘pressupostos’ sobre o universo Warhammer 40,000 que são incorretos por conta do enorme sucesso do jogo”, disse Tim Willits, chefe de desenvolvimento da Saber, durante a gamescom 2025.
Helbrute Onslaught — PvP com impacto tático
O novo modo PvP, Helbrute Onslaught, é um modo de controle estratégico em que duas equipes de Chaos Marines disputam áreas e o controle de um Helbrute. A equipe que primeiro conquista um objetivo ganha o controle do Helbrute — e um jogador é escolhido aleatoriamente, dentre os que participaram da captura, para pilotá-lo. Essa aleatoriedade evita que sempre o mesmo jogador fique sobrecarregado, mas também introduz variabilidade tática: quem participa da captura tem chances de guiar o veículo de choque.
Controlar o Helbrute dá vantagem grande: ele tem um Helbrute Thunder Hammer para melee, um Plasma Cannon para fogo à distância e uma habilidade especial que regenera HP com um battle cry. Porém, matar o Helbrute recompensa muitos pontos — então você precisa avaliar se manter o monstro é melhor do que priorizar pontos rápidos. Se a equipe adversária perder o controle, para ter o Helbrute precisa eliminar o Helbrute inimigo e garantir um novo ponto de controle.
Mecânicas interessantes: controles aleatórios, recompensa por foco em alvo grande e risco vs. retorno explícito. Você prefere segurar objetivo ou fazer push focado para abater o Helbrute inimigo?
Stratagems — o novo PvE que muda todo dia
Stratagems é uma nova camada sobre as Operations clássicas: agora existem apenas duas dificuldades (Normal e Hard), mas cada run recebe modificadores chamados Battlefield Conditions que mudam diariamente e semanalmente. Esses modificadores podem ajudar ou atrapalhar, e o objetivo é criar runs com variedade constante — cada operação se torna única.
Concluir Stratagems dá Accolades, uma nova moeda que você usa na loja “Refinement & Redemption” a bordo do Battle Barge. A loja foi reformulada para receber itens de giveaways antigos e trocar Accolades por hero items. Entre os itens desbloqueáveis via Accolades estão 6 hero weapons e 6 hero armour pieces. Existem também Stratagems diários e semanais com modificadores próprios — exemplos citados pela publisher: Summoner (reinforcements invocam inimigos Extremis), Where you aiming at (friendly fire ligado), Cadia Stands (Imperial Guards aparecem), Hunted (um Lictor indestrutível te persegue até você causar dano suficiente para espantá-lo por um tempo).
Esse formato é interessante para quem curte runs desafiadoras com condições mutáveis: você é punido por descuido, recompensado por otimização. E o acúmulo de Accolades cria um loop de recompensa que incentiva jogar várias partidas.
“Espere uma luta difícil”, alertou a Focus Entertainment ao descrever o Chaos Spawn. — Focus Entertainment
Novos inimigos e armas — impacto direto na jogabilidade
Mutalith Vortex Beast: um boss warp-twisted gigante, com ataques corpo-a-corpo pesados e tempestades de energia que afetam a zona de combate. Ele foi projetado para forçar posicionamento, uso de cobertura e coordenação de foco de dano.
Chaos Spawn: três variantes de Majoris com movesets diversos — membros mutados que causam alta mobilidade e combos imprevisíveis. Eles podem ser rápidos apesar da aparência robusta, então trocar hits e controlar espaço vai ser essencial.
Power Axe: essa arma chega para ser uma power-weapon agressiva com chain attacks infinitos e mecânica de parry perfeita. Um parry bem executado entra no Power Stance, abrindo duas opções: recuar para disparar um Power Wave devastador ou avançar para continuar a cadeia de golpes. Isso transforma o combate corpo-a-corpo em decisão tática — timing de parry vira jogador vs. jogador opcional.
Pyreblaster e Pyrecannon (PvE apenas): novos flamers que aplicam burning com dano ao longo do tempo que escala com a dificuldade. Flames também desaceleram inimigos Minoris, incentivando builds de área e controle. Usar fire trails para canalizar inimigos ou zona de negação será poderoso em dificuldade alta.
Hero Weapon Variants e Hero Armour Pieces chegam como itens de alto valor, vinculados à nova moeda Accolades. Além disso, foram adicionadas 6 Chaos Relic Armour Sets para PvP, que precisam ser desbloqueadas com kills em Eternal War — são liberadas ao obter 9 kills em mais de 9 partidas, um sistema que força repetição e performance.
Balanceamento detalhado — armas, melee e habilidades
O update traz uma lista extensa de mudanças de balanceamento. Vou resumir o núcleo técnico e o impacto prático, já que esse é o ponto que interessa para quem mexe em builds e ajusta loadouts em cada escaramuça.
Armas PvE:
– Bolt Pistol: coeficiente de headshot aumentado de 1.15 para 1.25 (todas as versões). Isso aumenta a relevância de mirar a cabeça usando pistolas.
– Variedades Master-Crafted, Salvation of Bakka e Gathalamor ganharam reduções de spread e recuo substanciais, tornando versões artesanais e reliquárias mais confiáveis em combate médio.
– Auto Bolt Rifle: recebeu buff de 25% no dano base, dano de queda após 20m (-25%), e headshot coefficient aumentou para 1.25. A ideia é torná-lo uma opção “default” mais relevante, equilibrando o problema de ser ofuscado por modelos especializados.
– Heavy Bolt Rifle: headshot multiplier aumentado para 1.25 em geral, com duas versões chegando a 1.35.
– Chainsword e Power Sword: velocidade aumentada para todas as versões block, melhorando ritmo de combate melee.
– Thunder Hammer: velocidade ligeiramente aumentada para balanced e block; raio de AoE para heavy/charged aumentado em 50% — a intenção é que o Hammer não pareça inferior em dano de área.
Melee & QoL:
– Bulwark recebeu charged Shield Bash para expandir o moveset de escudo e tornar builds defensivas mais interessantes.
– Thunder Hammer ainda tem questões de recuperação de vida contestada que serão revisadas em rework futuro, mas esse patch melhora a sensação e eficácia em confronto direto.
PvP:
– Las Fusil: velocidade de charging diminuída (melhora a eficiência).
– Stalker Bolt Rifle: ROF aumentada de 150 para 170 rpm.
– Occulus Bolt Carbine: full damage range aumentada de 20m para 30m.
– Marksman Bolt Carbine: headshot multiplier de 1.6 para 1.8.
– Plasma Incinerator: dano comum reduzido em 15%.
– Thunder Hammer: correção de alcance excessivo.
– Sniper’s Camo Cloak: cooldown aumentado de 25s para 35s (impacto direto em tempo de rotação de sniper).
– Assault Jump Pack: Ground Pound Strike preparação reduzida em 30% para Chainsword e Power Fist; altura mínima aumentada de 6m para 9m — isso muda timing e abre janelas de resposta para o time inimigo.
– Bulwark pode ser derrubado de shield stance se receber muito dano em 5s — boa mudança contra exploits de tank indefensável.
Progressão:
– XP recalculada: menos XP necessário para recompensas; progressão ficou mais rápida.
– Novo nível máximo: 48 (expansão da árvore de recompensas).
– Progressão de PvP agora inclui Power Axe para Assault, Vanguard e Bulwark.
– Novos eventos de announcer e correções em geometria de mapas, colisões e AI.
No geral, o balanceamento busca tornar armas “default” viáveis (Auto Bolt Rifle) sem sacrificar especialização, ajustar dano crítico e headshots para valorizar mira e timing, e dar mais ferramentas de jogo para classes que antes tinham builds limitadas. Se você curte otimizar pegadas de dano por segundo e janela de parry, vai amar analisar números.
Correções, performance e QA
Patch 10 traz um grande rol de correções: glitches de animação, bugs de habilidades (ex.: Adrenaline Surge e Block-type weapons, Auspex Scan com Battle Focus), problemas de pouso do Jump Pack em raros casos, e uma série de correções de IA (Carnifex era agressivo demais) e inimigos presos. Também houve melhorias de performance, estabilidade e conectividade, além de correções de localização e UI.
Do ponto de vista técnico, a lista inclui:
– Crash fixes e estabilidade geral.
– Melhorias de conectividade (matchmaking e rede).
– Ajustes na geometria de níveis para evitar clipping e áreas onde inimigos ficavam presos.
– Otimizações que devem reduzir hitching em quedas de frame em áreas de alto spawn.
Esses ajustes são importantes para quem joga em sessões longas e precisa de previsibilidade de servidor e física de colisão.
Roadmap e conteúdo futuro
Focus liberou o calendário da segunda temporada de DLC: patches 10 a 15 até o final do Q2 2026 (junho). Entre os próximos conteúdos estão um Battle Barge expansion e um novo mapa de Siege vindo no Q2 2026. Season Pass II vai entregar nove DLCs durante o ano, com novas skins de Champion, peças de armadura e heraldry — além de novos capítulos em destaque: Blood Angels, Salamanders e também Chapters pedindo atenção dos fãs como Raptors, Iron Hands e Carcharodons.
A Techmarine, a primeira nova classe pós-lançamento, foi confirmada para início de 2026 com o patch 12. Isso significa que o jogo continuará a receber conteúdo de classes e balanceamentos significativos, então investir tempo em dominar mecânicas agora deve valer ainda mais quando novas variáveis entrarem no meta.
“Atrás de tudo isso está a decisão de adiar Space Marine 2 — que foi a melhor coisa que a Saber já fez”, comentou Tim Willits, chefe de desenvolvimento da Saber, durante a gamescom 2025, explicando escolhas de roadmap e qualidade.
Considerações técnicas e impacto competitivo
Do ponto de vista técnico, o que muda no meta?
– Aumento nos headshot multipliers em várias armas valoriza a precisão em todas as escalas de combate.
– A introdução do Power Axe e seus frames de parry/power stance cria novas janelas de punição para jogadores agressivos; controlar quem tem a vantagem pós-parry será chave.
– Auto Bolt Rifle buff e introdução de dano por queda visam posicioná-lo como escolha versátil — útil para jogadores que alternam entre combate a curta e média distância.
– Pyreblaster e Pyrecannon no PvE mudam a maneira de lidar com hordas: burning + slow é controle de área efetivo em dificuldades mais altas.
– As mudanças na duração de habilidades (ex.: Sniper’s Camo Cloak) alteram as rotas de rotação de habilidade em PvP, forçando adaptação nas janelas de pressão.
Se você joga competitivo, espere reavaliar loadouts e prioridades de perks. Builds defensivas de Bulwark ganharam mais opções com shield bash charged, mas também podem ser interrompidas por dano consistente.
Qual o impacto na performance do hardware?
– A lista de correções e otimizações promete melhora em estabilidade, mas quem tem hardware próximo ao mínimo ainda deve testar configurações gráficas. Se você roda no PC, recomendo monitorar clocks e usar modos de desempenho no Xbox Series X|S e PS5 para garantir framerate estável em mapas mais lotados de efeitos (como operações com Pyreblaster).
O que testar primeiro
Se você entrou agora ou vai migrar do PvE para PvP, minha sugestão prática:
1) Teste o Auto Bolt Rifle na prática — avalie TTK (time to kill) em média e a nova queda de dano após 20 metros.
2) Experimente o Power Axe em duelos 1v1: pratique o parry-to-power stance para entender quando é melhor recuar ou continuar combo.
3) Em PvE, jogue Stratagems diários para farmar Accolades e testar o efeito de burning dos flamers em hordas.
4) No PvP, jogue Helbrute Onslaught com times coordenados: priorizar Helbrute ou controle de área? Faça testes e ajuste composições de equipe segundo os resultados.
Você gosta de jogar solo ou com esquadrão? Esse patch dá vantagem clara para coordenação — o Helbrute e as novas operações favorecem times que conversam.
Notas finais sobre monetização e desbloqueio
A política de unlocks exige farma e performance em modos de guerra surpresa: skins PvP são desbloqueadas por requisitos de kills em Eternal War (9 kills em mais de 9 partidas por skin), e o acesso ao conteúdo de Season Pass 2 será liberado gradualmente. A Chaos Armour Pack é gratuita, mas o método de desbloqueio por performance força repetição — uma decisão de design que penaliza jogadores casuais, mas também recompensa quem quer se destacar.
A loja “Refinement & Redemption” unifica redemptions antigos e agora aceita Accolades — um movimento que facilita resgatar conteúdos passados e fortalece a economia interna do jogo para jogadores dedicados.
“Temos muito mais sobre Space Marine 2 da nossa entrevista na gamescom com o chefe de desenvolvimento da Saber, Tim Willits. Ele comentou sobre como uma grande parcela dos fãs tem pressupostos errados devido ao sucesso do jogo, por que atrasar o lançamento foi a melhor coisa que a Saber fez, e, claro, sobre Space Marine 3”, disse Wesley Yin-Poole, diretor de notícias da IGN.
No fim das contas, Patch 10 é um marco: não é só um hotfix com ajustes cosméticos, é um remanejamento do jogo. Ele traz novos modos que incentivam teamwork, adiciona armas que mudam o ritmo do combate e implementa balanceamentos que valorizam skill e posicionamento. Jogadores competitivos terão assunto para semanas analisando números; quem curte PvE encontrará desafios novos com as mudanças de Stratagems e as mecânicas de burning.
Se você já entrou no jogo: atualize, cheque as notas completas e comece a testar builds. Se ainda não voltou, esse é um bom momento para retomar — o conteúdo é denso e a curva de adaptação vale a pena. Seja você um purista de melee ou um sniper calculista, o Patch 10 exige que se repense prioridades e timing em vários níveis.
E aí, qual mecanismo você vai testar primeiro — o Power Axe ou o Helbrute?