Teamfight Tactics vai sair da zona de conforto e ganhar um modo PvE temporário e com progressão permanente: Ao Shin’s Ascent chega em 24 de setembro e fica disponível até o fim do patch 15.6, em 8 de outubro. Para quem vive de partidas ranqueadas e builds otimizada, é uma guinada interessante — um TFT sem timer, focado em escalada de poder e encontros contra chefes, com mecânicas novas que exigem adaptação constante. Será que o sistema automático de batalha ainda aguenta o experimental roguelite sem perder a identidade do jogo?
Como funciona
Ao Shin’s Ascent é um modo timerless: não há pressão do relógio entre fases, o que muda a cadência de decisões. Você escolhe dificuldade, um Guide (um tipo de auxílio/bonus que altera sua estratégia) e o chefe que vai enfrentar. A cada corrida você sobe a montanha, fortalecendo seu tabuleiro com Augments e itens, preparando-se para um Boss com alto impacto em fase final. É o primeiro modo PvE com progressão permanente do TFT. O núcleo é o Journey Track, uma trilha de progresso que recompensa mesmo quando você perde — ou seja, cada tentativa contribui para a sua próxima escalada.
O sistema de Guides é a novidade central: são personagens desbloqueáveis que oferecem sinergias, vantagens de loot ou acesso a itens de sets passados. Exemplos citados pela Riot incluem a Zoe, que entrega loot randômico, e Guides exclusivos de bundle como a Battle Queen Gwen, que permite acessar itens poderosos de vários sets. Cada corrida te deixa mais forte, mesmo se você morrer. Isso cria uma curva de aprendizado e poder tipicamente roguelite, onde escolhas entre risco/recompensa importam mais do que apenas montar a melhor composição de campeões.
“Ao Shin’s Ascent representa tudo o que amamos no TFT — experimentação, estratégia e uma pitada de caos — enquanto introduz um twist roguelite que desafia os jogadores a se adaptarem e perseverarem. Este modo com progressão é nosso experimento PvE mais ambicioso até hoje, e dá aos jogadores mais motivos para voltar à escalada,” disse Christina Jiang, Events Product Lead para Teamfight Tactics.
Chefes, escalabilidade e meta
Os bosses evoluem com modificadores que mudam durante a luta, segundo a Riot, o que força o jogador a pensar em contingência e builds flexíveis. Isso cria um loop de jogo diferente do padrão PvP: em vez de responder a oito oponentes com timers e economia, você responde a um desafio de dano, posicionamento e privilégios de Augments. Como isso afetará quem treina composições para ranqueadas? Talvez nada diretamente — mas é um campo seguro para testar ideias e itens em situações de alto risco e alta recompensa.
“Com Ao Shin’s Ascent, queríamos empurrar o TFT para frente com mecânicas ousadas que expandem a jogabilidade central. Os bosses evoluem com modificadores mutáveis, e o novo sistema de progressão significa que cada corrida contribui para a próxima, permitindo experimentação contra desafios em constante mudança,” comentou Michael “Skip” Scipione, Senior Game Designer do TFT.
Conteúdo pago e recompensas
Há uma trilha gratuita (Journey Track) que desbloqueia Guides e poder ao longo da escalada; completar o pico com ao menos 12 Guides libera um Portal de recompensa gratuito. Para quem quiser investir, existem dois bundles: o Guide Pack por 575 RP (um emote + Guides exclusivos Truth Dragon Yasuo e Battle Queen Gwen) e o Mega Bundle por 2780 RP (emote, ambos os Guides, Legendary Little Legend Awakened Ao Shin, Little Legend Sol Harbinger Ao Shin e o segundo K.O. Coliseum Pass Plus).
O modo chega logo após o patch 15.5, às 10h PT do dia 24 de setembro. Para quem curte experimentar builds e prefere progressão persistente em vez da pressão PvP pura, é a oportunidade perfeita de testar estratégias sem sacrificar o tempo investido — e de colecionar cosméticos exclusivos no processo. Vai encarar a escalada?