Borderlands 4 Randy Pitchford avisa patch Day 1 não salva PCs abaixo do mínimo

Borderlands 4 chega em 12 de setembro com muita expectativa — e com um aviso claro sobre desempenho no PC: o patch de Day 1 é importante, mas não é uma solução mágica para hardware antigo. Se você acompanha shooters competitivos e análise de performance, já sabe que jogos AAA novos empurram limites de CPU, GPU e I/O; aqui não é diferente. Vou destrinchar o que foi dito pela Gearbox, o que isso implica na prática e como os requisitos oficiais se traduzem em experiência real.

“The Day 1 patch does a lot! That said, the expectation for using a below min-spec machine should be that the game is unplayable. That the game runs at all on your system is a miracle. That you can get 55 – 60 fps out of heavy combat is actually incredible given how the engine and what’s going on under the hood. Your specification doesn’t indicate if you’re on SDD or HDD, but that could also explain some of the hitching. It’s a big, bold, new, seamless world and I’m sorry to say that older hardware may not provide buttery smooth performance for the latest gen AAA games, as has always been the case since the dawn of PC gaming.” — Randy Pitchford, chefe de desenvolvimento da Gearbox (tradução livre)

Em outras palavras: o patch Day 1 “faz muita coisa”, mas não transforma um PC abaixo do mínimo em uma máquina fluida. O patch Day 1 faz muita coisa. Se seu PC está abaixo do mínimo, espere que o jogo seja injogável. Pitchford também aponta um detalhe técnico com impacto grande em sensação de jogo — SSD vs HDD. Hitching (engasgos) muitas vezes vem de carregamento de streaming em mundos “seamless”, e drives mecânicos não conseguem acompanhar a demanda de dados em tempo real.

Quer 55–60 fps em combates pesados com texturas e física rodando a todo vapor em um PC que mal atende o mínimo? Provavelmente não. A Gearbox justificou que conseguir essa taxa em situações intensas já é algo “incrível” considerando o motor e processos internos. Isso significa que otimizações do patch podem reduzir picos de CPU/GPU, melhorar streaming e corrigir gargalos, mas a base de hardware continua determinante.

Vale lembrar que uma fatia relevante da comunidade de PC joga em máquinas de baixo custo. “Vimos um número substancial de jogadores da beta abertos em torno ou abaixo das especificações mínimas,” disseram os desenvolvedores de Battlefield 6 ao Eurogamer — o que ilustra que muitos tentam rodar AAA em hardware que mal alcança os requisitos.

Requisitos de sistema

Mínimo:
– Sistema: Windows 10 / Windows 11 (64-bit)
– Processador: Intel Core i7-9700 / AMD Ryzen 7 2700X (8 núcleos)
– Memória: 16 GB RAM
– Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 2070 / AMD Radeon RX 5700 XT / Intel Arc A580 (8 GB VRAM)
– Armazenamento: 100 GB (SSD recomendado)

Recomendado:
– Sistema: Windows 10 / Windows 11 (64-bit)
– Processador: Intel Core i7-12700 / AMD Ryzen 7 5800X
– Memória: 32 GB RAM
– Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3080 / AMD Radeon RX 6800 XT / Intel Arc B580
– Armazenamento: 100 GB (SSD obrigatório para boa experiência)

O que isso significa na prática? Se você está em configuração mínima, espere ajustes gráficos, resolução dinâmica e possíveis quedas em situações extremas. SSD é praticamente obrigatório para reduzir hitching. Se tiver PC mais novo, o patch deve melhorar estabilidade e framerate — mas prepare-se para calibrar configurações.

No fim das contas, a mensagem é direta: atualizações ajudam, mas não substituem hardware. Se planeja jogar no lançamento, verifique se tem SSD e tente ao menos a configuração mínima; caso contrário, a experiência pode ficar aquém do que Borderlands 4 pretende entregar em termos de fluidez e mundo contínuo.