A Square Enix anunciou que Octopath Traveler 0 terá diferenças de performance e até limites na construção de cidades dependendo do console quando for lançado para PC, Nintendo Switch, Switch 2, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X|S em 4 de dezembro de 2025. As especificações completas chegaram junto das informações de resolução e FPS, e revelam que quem joga em hardware mais antigo vai sofrer restrições que afetam diretamente o tamanho das vilas no sistema de construção do jogo. Quem estava esperando que a versão portátil oferecesse exatamente a mesma experiência visual e de gerenciamento que o Xbox Series X ou um PC potente pode ter que ajustar as expectativas. Já pensou em montar sua cidade dos sonhos e descobrir que ela cabe em metade do espaço dependendo do console?
Especificações e limites por plataforma
As limitações mais salientes são os chamados Town Building Placement Limits: PS5, Xbox Series X|S e PCs atualizados suportam até 500 construções. Switch 2 e PS4 reduzem esse teto para 400. O Switch original fica com apenas 250 — metade do que PS5 e Series X permitem. Quão perceptível isso será na prática depende do seu estilo de construção: jogadores mais minuciosos vão notar a diferença; outros talvez nem sintam.
Em termos de resolução e taxa de quadros, PS5 e Xbox Series X lideram com suporte a até 3840 x 2160 a 120 FPS. No PC, você pode escolher a configuração conforme seu hardware. Xbox Series S oferece 120 FPS a 1920 x 1080; PS4 e Switch 2 ficam com 1920 x 1080 a 60 FPS; e o Switch original entrega no máximo 1280 x 720 a 30 FPS. Essas escolhas deixam claro que a experiência visual e fluidez variam bastante entre gerações.
Sobre mídia física: a Square Enix confirmou que a versão física para Switch 2 será vendida apenas como Game-Key Card. Proprietários do Switch original terão cartão físico tradicional, mas não haverá opção de upgrade para uma versão de Switch 2 — uma limitação chata para quem planejava migrar.
Wario64: “Especificações de plataforma de Octopath Traveler 0” (tweet com imagem das especificações)
A decisão de reduzir o tamanho das cidades em plataformas menos potentes é compreensível tecnicamente, mas levanta questões de design e expectativa do jogador: a experiência de administração e estética do seu vilarejo perde nuances dependendo do console? Para fãs de RPGs HD-2D que valorizam tanto o visual quanto as mecânicas, vale ponderar em qual plataforma jogar — especialmente se você pretende investir tempo em construir algo memorável.