Baldur’s Gate 3 Hotfix #34 traz build nativo para Steam Deck e reduz engasgos

O Hotfix #34 de Baldur’s Gate 3 traz otimizações no Steam Deck, diversas correções de crashes, áudio, cutscenes e melhoria de performance no Ato 3, aprimorando a experiência geral.
Escrito por:
Lucas Amaral

Baldur’s Gate 3 recebeu o Hotfix #34 — não é uma atualização apaixonante no nível de DLC, mas é importante, especialmente se você sofreu com engasgos no Ato 3 ou está jogando no Steam Deck. O patch traz um build nativo para o Steam Deck e várias correções de estabilidade que afetam todas as plataformas, além de resolver crashes irritantes no Xbox e ajeitar uma porção de sons e cutscenes que vinham incomodando. Se você já se deparou com NPCs piscando, sons cortados ou loading travando em 33%/83%, essa leva de correções mira exatamente nisso. Quer saber o que muda na prática e por que isso importa do ponto de vista técnico? Vamos destrinchar.

“O build nativo do Steam Deck significa uma taxa de quadros mais estável, tempos de carregamento menores e jogabilidade mais suave no portátil” – Larian (post no Steam)

O build nativo do Steam Deck entrega framerate mais estável, tempos de carregamento menores e jogabilidade mais suave no portátil. Tecnicamente, o que a Larian fez aqui é otimizar como os modelos e recursos são carregados (streamed) em memória para uma arquitetura diferente — a do Steam Deck — e essas melhorias de streaming acabaram beneficiando também PC e consoles. Em termos práticos isso significa menos stutter quando você entra em zonas com muitos NPCs, como o infame Lower City no Ato 3, porque o jogo agora consegue priorizar e pré-carregar assets críticos de forma mais eficiente.

As melhorias de streaming de modelos ajudam a reduzir picos de framerate em áreas lotadas, como o Lower City no Ato 3. E por que isso é relevante? Porque o Ato 3 sempre foi um nó de performance: centenas de entidades, scripts simultâneos, IA em diferentes estados e muitos efeitos visuais competindo por mesma banda de memória e ciclos de CPU/GPU. Melhor streaming significa que o motor não sofre picos de carga tão bruscos quando novas entidades aparecem na tela.

O que veio no Hotfix #34

Crashes e desempenho
– Corrigido um crash potencial relacionado à condição Slow durante combate.
– Corrigido um crash ao conjurar Find Familiar em Scratch e Boo durante combate.
– Correções gerais de estabilidade provocadas pelas mudanças no streaming de modelos, o que reduz micro-freezes em áreas com alto número de entidades.

Xbox
– Corrigido crash ao suspender e retomar o jogo no meio de uma cinemática.
– Ajustado um problema ao carregar saves em partidas no Honour Mode que causava crashes.
– Resolvidos casos em que o jogo travava ao sair para o menu principal depois de jogar no Honour Mode.
– Correções na integração com Xbox Live: abrir perfil via lista Larian Friends agora mostra corretamente o gamercard; consertado fluxo de convite em sessões multiplayer quando privilégios de cross-play estavam bloqueados.
– Também corrigido bug que travava o carregamento ao criar novo jogo depois de ter carregado um save anterior (stuck em 33% ou 83%).

Gameplay
– Ajustado cálculo de HP para o Hound of Ill Omen e Accursed Spectre que estava sendo afetado incorretamente por modificadores de dificuldade.
– Corrigido um bug em que o Apostle of Myrkul recuperava HP ao carregar save mid-combat em Tactician e Honour Mode.

Áudio
– Vários SFX faltantes ou que ficavam em loop foram corrigidos: summons de djinns, explosões que soavam no andar errado (Felogyr’s Fireworks), som de ratos no Lower City e efeitos de preparação de magias como Wind Walk, Booming Blade e Starry Form.
– Recuperados SFX ao usar Speak with Dead no mind flayer do Shattered Sanctum.
– Corrigido o som da Moonlantern que continuava após desequipar.
– Pequenas mas relevantes correções de mixagem — sim, até o som de um rato passando foi ajustado para não quebrar a imersão.

Cinemáticas e polimento visual
– Correções de enquadramentos e modelos em diversas cutscenes: imp olhando na direção errada no nautiloid, close-up exagerado na cena com Raphael em Last Light, uma poça de sangue estática pairando no ar entre gnolls, falas cortadas (Karlach) e aparições de personagens com apenas torso flutuante em determinadas interações.
– E as notas de patch trouxeram o costumeiro humor da Larian: ajustes engraçados como lembrar Halsin de realmente GRITAR quando entra em Rage de bárbaro, ou “mandar o imp parar de olhar na direção errada”. Esses pequenos toques mostram atenção ao detalhe e ao charme do jogo.

“O enorme sucesso do jogo abriu caminho para o estúdio trabalhar em seu próximo jogo muito aguardado” – Swen Vincke, CEO da Larian

Por que isso importa para você que joga competitivo ou gosta de jogabilidade fluida? Porque estabilidade e consistência de frame são tão importantes quanto balanceamento de combate: um micro-freeze no momento errado quebra a tomada de decisão e a experiência tática — e Baldur’s Gate 3 é um jogo que depende disso, especialmente em dificuldades mais altas. Além disso, quando o estúdio corrige problemas em múltiplas frentes (audio, cinemática, rede e performance), o resultado é uma redução de quebras de imersão e menos bugs que forçam reloads constantes.

A Larian já deixou claro que, apesar do sucesso monumental de BG3, o estúdio está mirando novos IPs em paralelo. Ainda assim, o suporte contínuo via hotfixes e a atenção a detalhes (até ao som de um rato) mostram que eles não abandonaram o jogo. Mods e a comunidade continuam alimentando o título, e patches como esse ajudam a manter a base de jogadores ativa e satisfeita. Afinal, você prefere um jogo lindo e cheio de bugs ou um jogo bonito que roda redondo e respeita seu tempo? O Hotfix #34 não corrige tudo, mas é um passo sólido nessa direção — e, honestamente, é bom ver a Larian cuidando das pontas.