Silent Hill f ganha mod que remove névoa e revela Ebisugaoka deslumbrante

Silent Hill f estreou em “acesso antecipado” no dia 23 de setembro para quem comprou a versão digital deluxe, mas já tem gente mexendo fundo no jogo — e um dos primeiros mods fez o que muitos imaginaram ser impensável: removeu completamente a névoa que é marca registrada da série. O lançamento oficial chega para todo mundo em 25 de setembro (PC, PS5 e Xbox Series X|S), mas a comunidade já está ativa no Nexus Mods com mais de 35 modificações disponíveis, variando de melhorias gráficas e opções de ray tracing a traduções, remoção de HUD e até cheats e remodelações de personagens.

A névoa some — e por quê?

Modders rapidamente perceberam que, ao diminuir ou eliminar o efeito volumétrico, você consegue enxergar os cenários de Ebisugaoka com muito mais detalhe. Modders já removeram a névoa dias antes do lançamento oficial. Isso ajuda quem curte analisar iluminação, LODs, texturas e arquitetura de níveis — quer ver como o motor lida com draw distance sem o artifício atmosférico? Agora é possível. O resultado: Ebisugaoka fica lindo quando a névoa sai. Também não é novidade absoluta: vimos algo parecido com o mod para Silent Hill 2 Remake, que revelou bastante do trabalho de cenografia interno e externo.

A variedade de mods é técnica: ajustes de engine para performance, opções de ray tracing para quem tem GPU potente, e esforços de localização. Mas tem também a parte criativa e polêmica — transformar a protagonista, inserir cheats, e claro, remover um recurso que intencionalmente limita a visão para criar tensão. Afinal, a névoa é mecânica de design ou apenas um efeito visual datado? Você prefere imersão atmosférica ou clareza técnica para ver o trabalho artístico por trás do jogo?

Sobre recepção crítica e discussão de gênero, o IGN deu 7/10. “Silent Hill f apresenta um cenário novo e uma história fascinante para desvendar, mas seu combate focado em corpo a corpo dá um grande salto que não chega a aterrissar,” escreveu o review do IGN. E quanto ao rótulo “soulslike”? “Não é um soulslike”, disse a Konami, acrescentando que está frustrada com o debate contínuo sobre isso.

Para quem curte dissecar jogos — desempenho, gráficos e sistemas de combate — Silent Hill f já é prato cheio, seja na versão vanilla, seja via mod. Se você joga no lançamento, experimente sem mods primeiro; depois, se quiser, tire a névoa e veja quantos detalhes do level design estavam escondidos ali. Quem diria que um horror atmosférico viraria também estudo técnico para modders tão rápido?