Escape from Duckov virou um fenômeno inesperado no Steam: o simulador-paródia de Escape from Tarkov da Team Soda acumulou picos enormes de jogadores e vendas em poucos dias, chamando atenção pelo gameplay top-down, foco em loot e progressão de esconderijo. O curioso é como um título tão satírico encontrou um nicho fiel — e rápido.
O jogo atingiu 173.394 jogadores simultâneos no pico, o que o colocou em sexto lugar nos mais jogados do Steam, atrás só de Delta Force, Battlefield 6, PUBG, Dota 2 e Counter-Strike 2. Lançado em 16 de outubro, ele vendeu meio milhão de cópias durante o fim de semana seguinte e mantém avaliações “Extremamente positivas” na plataforma. O design é simples: saquear, melhorar equipamento e expandir seu esconderijo num top-down shooter PVE. “Comece do nada e suba ao topo. Engane patos hostis, sobreviva ou saia vivo.” – Team Soda
Do ponto de vista de mercado, isso reforça que extraction shooters estão em alta no PC — será que o público prefere variações mais acessíveis e ágeis desse subgênero agora? Arc Raiders também teve picos no ‘Server Slam’, e Escape from Tarkov chega ao Steam em 15 de novembro, com uma versão para consoles em desenvolvimento. É plausível que Tarkov tente superar o pico do Duckov; competição promete ser interessante.
“Neste momento, toda a equipe de desenvolvimento está grasnando de alegria e batendo as asas de excitação!” – Team Soda
Para quem acompanha a cena competitiva e os jogos de loot, Duckov é um case rápido de sucesso: mecânicas enxutas, humor e timing de lançamento fizeram a receita. Fica a pergunta — esse momento dos extraction shooters vai se manter, ou é só um pico passageiro?