Por que os atores de games são ignorados nas adaptações para cinema e TV?

Estamos vivendo uma era dourada das adaptações de videogames, com sucessos como The Super Mario Bros. Movie, Sonic e The Last of Us dominando as salas e streaming! Mas, peraí… cadê o pessoal que dá vida a esses personagens dentro do próprio jogo? Na opinião de Aliona Baranova, diretora de performance de Baldur’s Gate 3, os estúdios estão deixando de lado quem realmente conhece a essência desses mundos digitais.

“Sinto que é uma pena que o público de videogame seja ignorado quando se trata de projetos para as telas. Nós vemos o quanto vocês são dedicados… e sinto que isso foi negligenciado no momento por cineastas e estúdios.” – Aliona Baranova

Durante um painel na Tampa Bay Comic Convention, moderado por Maggie Lovitt, do Collider, Aliona não poupou críticas! Afinal, por que tantas produções deixam de convocar quem já deu voz, expressão facial e até movimentos via mo-cap aos nossos heróis favoritos? É uma pena que esse público tão engajado se sinta deixado de lado! E convenhamos, você não ficaria chateado se seu ator de game favorito fosse ignorado?

Ela destacou que muitos performers vão muito além de simplesmente ler um roteiro rumo ao microfone. São profissionais que treinam teatro, dominam captura de movimento e ainda emprestam seu próprio rosto aos personagens virtuais. Em games como Cyberpunk 2077, Lies of P e Clair Obscur: Expedition 33, Aliona mesma já subiu no palco virtual para dar vida aos personagens. Então, por que não contratar esse talento para o cinema e a TV?

No debate, a diretora citou o exemplo de The Last of Us, produção da HBO que, felizmente, incluiu Ashley Johnson e Troy Baker em papéis diferentes. “Ashley Johnson foi a pessoa mais pesquisada no IMDb quando o projeto de TV saiu.” – Aliona Baranova. Mas a pergunta que não quer calar: por que esse tipo de iniciativa não acontece com mais frequência? Será que falta coragem ou visão de negócio?

Outro ponto levantado foi o caso de The Witcher, em que Doug Cockle, voz original de Geralt, não apareceu na série live-action, ficando apenas para a animação da Netflix. Atores de games são profissionais treinados e prontos para brilhar em qualquer mídia! Mesmo assim, muitos executivos parecem achar que quem atua em jogos é “apenas para gamers”.

No fim das contas, esses performers são tão versáteis quanto qualquer ator de palco ou tela. Muitos estudaram em grandes escolas de teatro do Reino Unido e trazem uma bagagem técnica que, convenhamos, ajuda (e muito!) na construção de personagens profundos e carismáticos. Ignorar esse investimento é, no mínimo, um erro estratégico e criativo. É revoltante pensar que uma indústria tão visionária ignora quem faz tanto sucesso em games! Você percebe como tudo faz sentido? E nós, fãs, não devemos aceitar menos!

Se você, leitor, também acha que está na hora de ver seu ídolo dos games na telona, fique de olho nas próximas produções! A lista de adaptações só cresce para 2025 e além, e quem sabe o próximo grande nome seja alguém que você já admira em seu jogo preferido? Então, o que estamos esperando? Vamos dar voz (e rosto!) a quem realmente merece!