Arc Raiders estreou há pouco mais de um dia e já atingiu um pico simultâneo de 264.673 jogadores na Steam — número que o coloca entre os maiores shooters de extração já vistos na plataforma da Valve. Isso significa que, nas últimas 24 horas, mais gente jogou Arc Raiders na Steam do que em free-to-play populares como Apex Legends e Marvel Rivals. O resultado é ainda mais impressionante quando lembramos que esse pico veio logo após um playtest chamado “Server Slam”, então a Embark Studio provavelmente esperava uma estreia forte — e foi o que aconteceu.
O jogo aparece no top de picos de 24 horas atrás de gigantes como Battlefield 6, Counter-Strike 2, Dota 2, PUBG e o viral Escape from Duckov. Importante: o número real de jogadores é maior, já que Arc Raiders também foi lançado no PlayStation 5 e nos Xbox Series X|S — plataformas cujos números a Sony e a Microsoft não divulgam publicamente. Arc Raiders tem avaliação “muito positiva” na Steam com mais de 8.800 reviews, o que ajuda a explicar a adesão rápida.
Lançar no meio da semana pode até limitar um pouco a estreia instantânea, mas a expectativa é que o pico cresça durante o primeiro fim de semana — será que a base brasileira vai colar junto nos servidores? Para quem gosta de analisar métricas e comportamento de jogadores, é um ótimo case: tráfego de lançamento, retenção nas primeiras 24–72 horas e impacto das reviews iniciais são dados que vão dizer se esse hype vira comunidade fiel.
Concorrência e timing também são pontos quentes. Um competidor de peso é Escape From Tarkov, que está previsto para estrear na Steam em breve — isso pode dividir ou até aumentar o público de shooters de extração. Outro nome citado é Marathon; e, curiosamente, o diretor de design do Arc Raiders comentou sobre o timing com outro lançamento: “Foi afortunado ter o shooter de extração da Bungie entrando em playtest na mesma época que o nosso — é um ótimo A/B test para nós.”
Sobre a decisão de sair entre lançamentos monstruosos como Battlefield 6 e Call of Duty: Black Ops 7, a equipe não parece preocupada. “Eu sei. A insanidade,” disse o CEO Patrick Soderlund. “As pessoas podem olhar para essa data e perguntar ‘o que diabos eles estão fazendo?’ Nós analisamos por muitos ângulos e, certo ou errado, acreditamos que o jogo pode lançar aí. Este é o começo de uma longa jornada. Precisa começar em algum lugar.”
O lançamento acende uma pergunta óbvia: Arc Raiders mantém esse ritmo depois da estreia? Se as reviews continuarem fortes e os servidores acompanharem, temos mais um candidato sólido no gênero — e os jogadores brasileiros, fãs de shooters competitivos, têm tudo para embarcar nessa jornada.