A DICE/BF Studios finalmente detalhou o que vem por aí em Battlefield 6 antes da chegada da Season 1 — e a prioridade é clara: corrigir desempenho e polir a experiência de combate. As mudanças vão de matchmaking e spawn de veículos até ajustes finos na dispersão de armas, visibilidade, assistência de mira e progressão. Tem também a parte mais aguardada: o battle royale em desenvolvimento, que recebeu alterações baseadas no feedback dos testes. Se você, como eu, vive testando hitboxes e frames por segundo, essa atualização é essencial para acompanhar. Então vamos destrinchar o que muda, o porquê e o impacto prático no seu gameplay.
Matchmaking, Custom Search e spawns de veículos
O primeiro movimento da equipe foi ajustar o sistema de Custom Search para “melhorar a precisão com que o matchmaking alinha suas preferências de mapa e modo”. A mudança mantém flexibilidade para evitar filas absurdas, então jogadores com seleções muito específicas podem notar tempos de espera maiores — um trade-off entre precisão e tempo de fila. “Vamos continuar monitorando a performance do Custom Search e ajustar conforme necessário” — BF Studios.
Paralelamente, um patch recente corrigiu um bug crítico que fazia veículos falharem em spawnar em certos mapas/modos. Segundo o estúdio, a correção reduziu bastante as ocorrências e começou a ajustar desvios de balanceamento em combinações específicas de mapa/modo. “Os resultados atuais mostraram que isso reduziu muito o número de ocorrências e começou a melhorar problemas de balanceamento em algumas combinações de mapa/modo” — BF Studios. Ainda há outliers sendo trabalhados, mas já há um efeito positivo nas taxas de vitória do modo Breakthrough.
Movimento do jogador e estabilidade de mira
A equipe também está mexendo no movimento para resolver “áreas que antes pareciam inconsistentes”, mantendo o ritmo e a sensação do lançamento. Em termos práticos, isso significa ajustes no comportamento ao iniciar movimento, transições de sprint para prone e na resposta geral ao controle de impulso. O foco imediato é melhorar desempenho geral e a experiência de combate.
Um ponto técnico importante: a estabilidade da mira será melhorada ao minimizar o deslocamento do retículo durante animações específicas. Isso não é só “menos tremer na tela” — é reduzir variação de precisão causada por animações (levantando/abaixando arma, transições do corpo) para que o jogador sinta menos aleatoriedade entre tiros. “Esses ajustes visam entregar uma experiência de mira mais suave e precisa, preservando a sensação imersiva em primeira pessoa” — BF Studios.
Foram identificados bugs que afetavam a dispersão pós-sprint e no início do movimento — principalmente perceptíveis em controle. Armas disparadas imediatamente após correr enquanto com mira ativa podiam manter dispersão alta. E ao começar a se mover, a dispersão aumentava mais rápido do que deveria. Esses dois pontos estão sendo corrigidos para tornar o controle de recoil e precisão mais previsíveis.
Progressão, XP e desafios
A progressão recebeu atenção prática: BF Studios está monitorando mudanças recentes e já percebeu uma experiência mais suave, mas apontou problemas específicos com XP em modos como Escalation e King of the Hill — sistemas que nem sempre registravam XP corretamente. A intenção é “aumentar significativamente o payout” desses modos para alinhá-los aos demais, e a equipe seguirá monitorando após a implementação.
Os desafios (assignments) também estão sendo redesenhados para ficarem mais fáceis de entender e mais rápidos de completar. Dado o escopo, as mudanças virão em pelo menos duas atualizações. Exemplos anunciados: Class Assignment – Assault 1 (usar Adrenaline Injector) cai de 30 para 3, Engineer Expert 3 (reparar veículos) de 6000 para 1000, e Weapon Assignment – Deadeye 2 (headshots >200m com sniper) de 150 para 5 — com uma futura redução da distância de 200m. “Vimos todo o feedback sobre os desafios e seus critérios; a equipe está trabalhando em uma série de melhorias para tornar os desafios mais diretos e rápidos de completar” — BF Studios.
Visibilidade, exposição e dispersão das armas
Problemas de visibilidade são uma prioridade: cenas externas com luz ofuscante, interiores excessivamente escuros e falta de visibilidade em miras ao dar zoom foram relatados. O estúdio planeja ajustes de exposição e brilho para corrigir esses pontos e tornar a leitura de cenários mais confiável.
Em termos de armas, a tuning pass marcada para o início da Season 1 (28 de outubro) vai alterar como a dispersão se comporta para que a precisão reflita melhor a intenção de cada arma ao longo da distância. Quando a Season 1 começar, em 28 de outubro, veremos ajustes significativos na dispersão das armas. A ideia é reduzir o impacto geral da dispersão em várias categorias, sem tirar o propósito de cada arma: rajadas continuam sendo a forma mais eficaz de controle, e cada arma terá sua “janela de desempenho” ideal. Problemas específicos já corrigidos incluem a dispersão que não diminuía após passar de corrida para prone, e o aumento excessivo ao iniciar movimento.
“Continuaremos refinando como a precisão das armas se comporta em batalha para fazer seus tiros parecerem mais consistentes e recompensadores” — BF Studios.
Battle royale: TTK, armadura, mundo e veículos
O modo battle royale, ainda pouco oficializado pela EA mas bastante vazado, está sendo ajustado com base no feedback das sessões. Entre as mudanças principais estão:
– TTK (time-to-kill) em curta distância: ajustado para premiar posicionamento e tracking limpo, dando mais tempo para reagir a ataques próximos.
– Armadura: todo mundo terá capacidade para 2 plates desde o começo do jogo; o spawn padrão é 1 plate, mas você pode fazer upgrade rápido ao saquear, nivelando chances iniciais. “Todos agora terão capacidade para 2 placas de armadura no início do jogo. Todos os jogadores nascerão com 1 placa, dando a chance de atualizar logo no início” — BF Studios.
– Mundo: correções de bugs e otimizações de áreas, ajustes de iluminação e melhorias de visibilidade pelo mapa.
– Veículos: balanceamento de helicópteros e veículos de combate para mantê-los como ferramentas poderosas (essência do Battlefield), mas sem torná-los obrigatórios para sobreviver no late game. Isso inclui mudanças significativas em contramedidas de helicóptero e na economia de munição.
Além disso, o time afirma ter trabalhado para melhorar performance geral, corrigindo uma série de problemas detectados com ajuda dos testes dos jogadores.
“Identificamos e tratamos uma gama de problemas que afetavam o desempenho e que não teríamos conseguido sem a participação dos jogadores nos testes” — BF Studios.
Por fim, o programa Battlefield Labs vai entrar em uma “pausa breve” para concentrar esforços no rollout da Season 1; as sessões de laboratório retornam depois, segundo o estúdio. “O Battlefield Labs fará uma ‘pausa breve’ para que possamos focar no lançamento do conteúdo da Season 1” — BF Studios.
No fim das contas, é uma lista robusta de correções e ajustes pragmáticos — e isso é o que a comunidade vinha pedindo: previsibilidade, visibilidade e sensação de recompensa ao acertar tiros. As mudanças mais técnicas (dispersão, retículo, correções de movimento) são aquelas que realmente alteram a experiência de quem joga competitivo; será que a Season 1 vai ser o ponto de virada que a base de jogadores espera? Minha aposta é que veremos melhorias reais, mas o processo vai demandar iterações pós-lançamento. Prepare seu monitor, ajuste sensibilidade e, claro, teste tudo assim que o patch chegar no dia 28.