Borderlands 4 tem a maior receita de lançamento da série nos EUA, 30% acima do 3

Borderlands 4 liderou vendas nos EUA em setembro, batendo recorde de receita na franquia, mas enfrenta críticas por desempenho, aguardando updates para melhorar a experiência dos jogadores.
Escrito por:
Lucas Amaral

Borderlands 4 chegou com bastante barulho nos EUA: segundo a Circana, foi o jogo premium mais vendido de setembro por lá e estreou como o terceiro jogo mais vendido de 2025 até agora. Isso se refletiu tanto nas vendas no Xbox quanto em um apanhado das lojas de PC — e, principalmente, nos números financeiros: Borderlands 4 registrou a maior receita de lançamento da história da franquia, quase 30% a mais que Borderlands 3 no mês inicial.

Números, preços e contexto

Antes de comemorar os recordes, vale lembrar um ponto técnico importante: essa comparação é por receita, não por unidades vendidas. Em 2025 o jogo chegou ao mercado com preço padrão de $69,99, Deluxe por $99,99 e Super Deluxe por $129,99 — valores bem acima dos preços de lançamento do Borderlands 3 em 2019 (padrão $59,99, Deluxe $79,99, Super Deluxe $99,99). Além disso, Borderlands 3 teve exclusividade temporária na Epic Games Store por seis meses; Borderlands 4 lançou simultaneamente no Steam e nos consoles, o que provavelmente ajudou a ampliar alcance e receita. Sem números oficiais de unidades — a 2K Games ainda não divulgou dados concretos — a Circana destaca que este foi o primeiro Borderlands a estrear como o título mais vendido no mês de lançamento nos EUA.

Do ponto de vista da comunidade e dos players, também houve sinais mistos. O jogo estabeleceu um recorde de pico de jogadores simultâneos da franquia no Steam — um indicador direto de interesse e alcance — mas enfrenta queixas sobre performance que acabaram refletindo nas avaliações “mistas” da plataforma. Os problemas de desempenho motivaram a Gearbox a liberar uma série de patches desde o lançamento; a comunidade agora espera a tal “Day 30 Update”, programada para sair ainda esta semana, na tentativa de estabilizar mais a experiência.

E no restante do mercado? A Circana aponta que NBA 2K26 segue como o jogo mais vendido de 2025 até aqui, com Monster Hunter: Wilds logo atrás. Helldivers 2 também figura bem: foi o 4º jogo mais vendido de setembro no Xbox e ficou em 6º no ranking geral do mês.

No fim das contas, Borderlands 4 mostra que a franquia continua forte comercialmente, mesmo encarando desafios técnicos no lançamento. A pergunta que fica para os jogadores sérios: o estúdio consegue balancear updates e conteúdo sem comprometer a experiência online e os planos de monetização?