Bungie convoca jogadores para playtest técnico de Marathon de 22 a 28 de outubro

A Bungie realiza teste fechado de Marathon em outubro, focado em ajustes técnicos e narrativa, buscando feedback para aprimorar o jogo após atrasos e críticas anteriores.
Escrito por:
Lucas Amaral

A Bungie segue ajustando Marathon e quer você no laboratório: o shooter sci‑fi volta para um playtest técnico fechado e por convite, que rola de 22 a 28 de outubro em PS5, Xbox Series X|S e Steam — sob NDA (acordo de confidencialidade). Esse é um teste técnico fechado, limitado a players na América do Norte e Europa, pensado para validar mudanças desde o Alpha e focado na experiência inicial do jogo. Vai ter três mapas, cinco runner shells, prox chat, combate reequilibrado, fila solo e um trabalho mais profundo de narrativa ambiental — tudo ainda em construção e representando só uma parte do que a Bungie planeja entregar no lançamento final. Você está curioso sobre como essas mudanças vão afetar o ritmo do tiroteio e a leitura de mapas em partida rápida? Eu também.

Como participar

As inscrições estão abertas até 16 de outubro pela página oficial (jogadores Steam poderão se inscrever entre 13 e 26 de outubro via Steam). Importante: participar de testes anteriores não garante vaga agora — se quiser entrar, aplique de novo. E, sim, não será permitido transmitir ou compartilhar sua experiência: sem direito a streaming durante esse período. O build do teste é propositalmente parcial — a equipe quer feedback específico antes de expandir para mais conteúdos.

“Através de cada comentário e conversa em tempo real nas redes sociais e no Discord, sua voz foi forte e clara. Levamos isso a sério, e sabemos que precisamos de mais tempo para confeccionar Marathon no jogo que realmente reflita sua paixão. Depois de muita discussão dentro da nossa equipe de desenvolvimento, decidimos adiar o lançamento de 23 de setembro.” — Bungie

A Bungie promete um update público depois deste teste fechado, um movimento esperado após o adiamento da data de 23 de setembro de 2025, que foi cancelada após feedback “variado” do público. O estúdio, agora sob a bandeira da Sony, também teve de lidar com críticas pesadas no Alpha e acusações de plágio — somadas ao contexto mais amplo de falhas recentes em live‑service da própria Sony.

Falando em falhas, vale lembrar o caso Concord: lançado e retirado do ar duas semanas depois, com estimativa de vendas baixíssima e encerramento do estúdio responsável, Firewalk — um prejuízo bilionário em lições amargas. Será que a Bungie e a Sony aprenderam o suficiente para evitar repetir esse cenário com Marathon? O teste técnico pode não responder tudo, mas é a chance de o estúdio mostrar que ajustes de combate, comunicação e narrativa estão evoluindo na direção certa.