CD Projekt busca engenheiro-chefe de redes para Cyberpunk 2 e sinaliza multiplayer

A CD Projekt prepara infraestrutura robusta de multiplayer para Cyberpunk 2, focando em performance, matchmaking e integração narrativa, com Keanu Reeves confirmando retorno.
Escrito por:
Lucas Amaral

O anúncio recente de uma vaga para engenheiro-chefe de redes ligado ao desenvolvimento de Cyberpunk 2 acendeu um sinal claro: a CD Projekt está se preparando para trabalhar sério em sistemas online. A descrição do cargo fala explicitamente em “desenvolver e otimizar sistemas multiplayer, incluindo matchmaking” e em resolver desafios como latência, uso de banda e desempenho de servidores — itens que não são conversa fiada quando você quer que centenas ou milhares de jogadores interajam sem lag. Isso não é só promessa de marketing: são requisitos técnicos.

O que o anúncio revela

A vaga deixa claro que o profissional terá de trabalhar “próximo a designers de jogo, programadores de gameplay e outros departamentos para integrar funcionalidades de rede de forma fluida”, além de “desempenhar um papel central no desenho e implementação da arquitetura de rede e sistemas online”. Em resumo: a CD Projekt busca alguém capaz de projetar infraestrutura que aguente matchmaking, escale sob carga e minimize latência e uso de banda — tudo enquanto preserva a experiência single-player que a franquia exige. Você já parou para pensar o quanto é complexo equilibrar mundo aberto, físicas locais e sincronização online sem comprometer a sensação de imersão?

O trabalho será, como esperado, majoritariamente no estúdio da CD Projekt em Boston, onde Cyberpunk 2 está em desenvolvimento, enquanto as equipes polonesas focam The Witcher 4. Historicamente a CD Projekt já tentou algo parecido com Cyberpunk 2077: havia um projeto de multiplayer previsto como DLC pós-lançamento, mas foi cancelado depois do lançamento problemático do jogo base. O estúdio fez uma opção pragmática na época: consertar e estabilizar o jogo prioridade sobre experimentos arriscados.

“Precisávamos olhar para quais eram as prioridades para Cyberpunk [após o lançamento],” disse Philipp Weber, designer sênior de quests de Cyberpunk 2077, em 2022. “A prioridade era que a experiência principal rodasse para as pessoas em um estado realmente bom […] e essencialmente a troca de prioridades fez com que outros projetos de P&D tivessem de ser abandonados.”

Além disso, há uma pitada de estrela no ar: Keanu Reeves, que deu voz a Johnny Silverhand, disse que topa voltar para a sequência. “Com certeza. Eu adoraria interpretar Johnny Silverhand novamente,” comentou Reeves em entrevista à IGN — um incentivo extra para quem quer ver um multiplayer com presença narrativa forte.

O ponto é: a CD Projekt parece voltar a investir em redes e multiplayer com planos mais sólidos do que antes. Resta agora confirmar se isso vai se transformar em um modo online robusto que respeite o legado single-player — ou se vai acabar virando mais uma promessa no papel. Seja como for, para quem curte shooters e experiências online, vale ficar de olho.