Criador de Dead Space pode ter dirigido seu último jogo após fracasso de The Callisto Protocol — “Estar lá fora é difícil” para o desenvolvimento AAA

Glen Schofield, co-criador de Dead Space e fundador da Sledgehammer Games, revelou em um post no LinkedIn que está enfrentando um dos maiores desafios da carreira: tirar do papel o protótipo de horror no qual trabalhou com sua filha, Nicole, e uma equipe enxuta nos EUA e no Reino Unido. O veterano, responsável também por The Callisto Protocol, admitiu que talvez “>talvez tenha dirigido meu último jogo<” após esbarrar na falta de apoio financeiro para esse novo projeto. Ao longo de oito meses, pai e filha investiram em ideias para um título de horror inovador — quem sabe até um subgênero novo. Junto a um time de seis devs nos EUA e um “full crew” no Reino Unido, Schofield apresentou o pitch a diversos investidores. “A maioria adorou o conceito”, comentou ele, mas as negociações logo se transformaram em um jogo de empurra: de US$ 17 milhões inicialmente, passaram para US$ 10 milhões e, depois, para um orçamento de “US$ 2–5 milhões”. O custo estimado virou um dos maiores obstáculos, e o diretor acabou desistindo do projeto no mês passado. “Algumas ideias são melhores deixadas intocadas do que feitas de forma barata”, escreveu Schofield, descrevendo sua frustração ao abandonar o protótipo. Agora, todos os integrantes do time buscam novas oportunidades — e ele mesmo lançou um apelo: “Eles são todos talentos fenomenais; se você está contratando, me avise.”

Com mais de 15 anos conduzindo grandes produções AAA, Schofield confessa que sente falta do caos criativo e da energia de um estúdio com centenas de pessoas. “É difícil lá fora”, traduziu o próprio executando o tradicional “it’s tough out there” do discurso indie. O executivo afirma que, no momento, está “de volta à minha arte”, dedicando-se a escrever histórias e desenvolver conceitos sem o peso de prazos de grandes publishers.

Striking Distance, o estúdio que ele fundou há mais de seis anos como subsidiária da Krafton (dona do PUBG), nasceu com a missão de criar um game narrativo dentro do universo de PUBG. No entanto, o resultado foi The Callisto Protocol, um survival horror third-person lançado em dezembro de 2022, desvinculado do battle royale. Apesar do visual caprichado, o jogo enfrentou críticas por performance instável, relatos de crunch intenso e problemas na atribuição de créditos de quem contribuiu.

Cerca de um mês após o lançamento, fontes internas apontaram que The Callisto Protocol não atingiu as expectativas de vendas da Krafton, e Schofield acabou deixando o cargo em setembro de 2023. Neste intervalo, a crítica especializada se mostrou dividida: em nossa análise, concedemos 7/10, afirmando que “o jogo é um sucessor sangrento e satisfatório de Dead Space, mas funciona mais como uma réplica moderna do que como uma mutação realmente assustadora.”

Em última instância, Schofield segue firme em sua paixão por criar experiências marcantes. Mesmo considerando que este pode ter sido seu “último game” como diretor, ele reforça: ainda está “aqui, produzindo arte, escrevendo histórias e ideias, e torcendo pelo futuro da indústria”. Seja qual for o próximo passo, a trajetória de quem ajudou a moldar o survival horror moderno certamente continuará influenciando desenvolvedores e fãs por muito tempo.