Crimson Desert deu um sustinho nos fãs: o aguardado jogo de ação e mundo aberto foi adiado de Q4 2025 para Q1 2026! Chateador? Sim. Necessário? Talvez — e você não fica na mão: ainda tem gameplay vindo por aí em eventos como Gamescom e PAX West! Quem mais tá ansioso pra ver aquele mundo de fantasia gigante em ação?!!!
O que aconteceu (e quando a gente vai jogar?)
Segundo a Pearl Abyss, o atraso foi “inadiável” por conta de prazos que se estenderam mais do que o previsto ao coordenar parceiros para distribuição offline, dublagens, certificação de console e outras preparações de lançamento. “O lançamento de Crimson Desert, nosso primeiro grande jogo AAA para console, foi inevitavelmente adiado em um trimestre em relação ao cronograma anteriormente anunciado. Isso se deve a prazos maiores do que o esperado decorrentes da coordenação de cronogramas e colaborações com múltiplos parceiros para distribuição offline, dublagens, certificação de consoles e outras preparações de lançamento.” — Pearl Abyss, na teleconferência de resultados do Q2 2025.
O jogo foi adiado oficialmente para o primeiro trimestre de 2026. Mas calma: a Pearl Abyss diz que essa é uma decisão estratégica para garantir sucesso em grande escala. Nem sempre é legal ouvir “atraso”, mas prefiro mil vezes um lançamento polido do que um patch day-one interminável, e vocês?
A empresa também deixou claro que a data exata será anunciada num momento mais apropriado por “considerações de negócios”, o que significa que não teremos um dia certinho em Gamescom — mas teremos demo e presença forte! “Atualmente, Crimson Desert está em processo de gravação das dublagens, enquanto também realiza tarefas como certificação de consoles em preparação para seu lançamento”, informaram. “Planejamos participar da Gamescom e da PAX West em agosto para mostrar nossa build de mundo aberto. E, em setembro, iremos ao Tokyo Game Show para fortalecer nossos esforços de marketing no mercado japonês.”
Além disso, vale lembrar a treta com a exclusividade: no final do ano passado, a Pearl Abyss afirmou que recusou uma oferta de exclusividade de um ano para PS5 da Sony — uma proposta que, segundo relatos, incluiria o poder de marketing e incentivos, mas limitaria o jogo ao PS5 por um ano e cederia direitos de distribuição de PC à Sony. “Se tivéssemos aceitado, Crimson Desert teria sido exclusivo do PS5 por um ano, sem lançamento no Xbox, com direitos de distribuição para PC pertencendo à Sony”, disse a empresa ao explicar porque preferiu se auto-publicar.
Crimson Desert vem dos mesmos criadores de Black Desert Online e promete uma experiência solo em Pywel, onde você acompanhará a saga de Kliff, líder dos Greymanes, em uma jornada cheia de ação, descobertas e cenários épicos. Está confirmado para PC, PS5 e Xbox Series X|S.
No fim das contas, a espera é curta e eu tô na expectativa com vocês!!! Será que esse tempinho extra vai transformar o jogo em algo ainda mais ambicioso e polido? Aposto que sim — e mal posso esperar pra testar cada cantinho desse mundo e ouvir aquelas dublagens caprichadas! Fique de olho nas notícias durante a Gamescom e a PAX West — prometo que vou ficar de olho também e contar tudo!!!