A galera do Story and Franchise Development (SFD) da Blizzard votou a favor de se sindicalizar com o Communications Workers of America — e isso é grande demais pra não comemorar!!! Quem faz as cinematics, animações, trailers, vídeos promocionais, cutscenes dentro do jogo e todo o conteúdo narrativo agora tem voz coletiva, incluindo quem cuida dos arquivos e da história da empresa. Não é só uma vitória pontual: é parte de um movimento que vem crescendo dentro da Microsoft/Activision Blizzard. Quem não vibra com uma mudança dessas, né?
“Depois de mais de uma década trabalhando na Blizzard, vi todos os altos e baixos. Por anos, a Blizzard foi um lugar onde as pessoas podiam construir suas carreiras e ficar por décadas, mas essa estabilidade vem desaparecendo. Com um sindicato, podemos preservar o que torna este lugar especial, garantir verdadeira transparência em como as decisões são tomadas e assegurar que as políticas sejam aplicadas de forma justa para todos.” — Bucky Fisk, membro do comitê organizador e editor principal
O SFD se junta a times como o de World of Warcraft, os desenvolvedores de Overwatch, e várias equipes que já se organizaram nos últimos anos dentro da empresa. Raven Software, Zenimax QA e até o pessoal da Bethesda já conquistaram acordos e contratos — e isso mostra que quando a galera se une, as coisas mudam de verdade. É uma onda de sindicalização que traz mais transparência e proteção pro pessoal criativo.
E você, acha que esse movimento vai reverberar ainda mais na indústria de jogos? Eu tô aqui torcendo e morrendo de curiosidade!!!