Firaxis demite equipe após Civilization 7 enquanto Take-Two afirma vendas dentro das projeções

Firaxis, estúdio responsável por Civilization VII, demitiu hoje um número não divulgado de funcionários, segundo relatos nas redes sociais e confirmações parciais do publisher. Vários colaboradores — incluindo pessoas de produção, narrativa e arte — anunciaram que foram desligados; a 2K disse ao Game Developer que o estúdio está “reestruturando e otimizando seu processo de desenvolvimento para adaptabilidade, colaboração e criatividade”, mas não informou quantas pessoas foram afetadas. O jogo saiu no início do ano e teve recepção mista no Steam: reclamações sobre interface, falta de variedade de mapas e ausência de recursos esperados dominaram os comentários iniciais, e a Firaxis já lançou atualizações focadas em corrigir esses pontos.

O movimento soa desconectado do argumento corporativo de que as vendas estão próximas das projeções de longo prazo. “Acho que o ponto chave é que Civ sempre foi um caso de ‘slow burn’. Sempre foi um título que demora a engrenar. E agora nossas projeções para o valor ao longo da vida desse título são muito consistentes com as expectativas iniciais para ele. Então, enquanto tivemos um começo lento e tivemos que fazer mudanças — e ainda há mais mudanças por vir — sinto que a aceitação pelo consumidor está cada vez melhor e nos sentimos realmente bem com o título.” — Strauss Zelnick, CEO da Take-Two. O posicionamento tenta acalmar investidores e públicos, mas será que esclarece os cortes dentro da equipe que fez o jogo?

Como alguém que gosta de dissecar desempenho e mecânicas, eu vejo duas camadas aqui: decisões estratégicas de portfólio versus problemas de execução no produto. Um título grande pode compensar vendas iniciais fracas se a maintenance e os updates estiverem alinhados com o que a comunidade pede. Por outro lado, demissões em times centrais como narrativa e arte podem indicar um reposicionamento do projeto ou contenção de custos que afetará atualizações futuras.

Firaxis precisa provar que as correções em andamento resolvem as reclamações estruturais do jogo sem perder a identidade da franquia. E os jogadores, vocês confiam que as próximas atualizações vão devolver aquele sentimento clássico de Civ, ou isso já deixou cicatrizes na comunidade? Reportagem original por Rebekah Valentine (IGN).