Fox Hunt adiado e sem crossplay em Metal Gear Solid Delta preocupa fãs

Metal Gear Solid Delta: Snake Eater já nasce com dois problemas para a vertente online: o modo multiplayer anunciado, Fox Hunt, não estará disponível no lançamento, e quando finalmente chegar ele não terá crossplay entre PC (Steam), PlayStation 5 e Xbox Series X/S. A Konami soltou a notícia nas redes sociais japonesas e a reação foi dura — principalmente porque a fragmentação de jogadores pode enterrar rapidamente um modo que depende de uma base ativa para sobreviver.

A falta de crossplay é especialmente estranha tecnicamente — sistemas como Konami ID existem há anos — e tem impacto direto em matchmaking, tempo de fila, equilíbrio de servidores e vida útil da comunidade. Sem crossplay, é razoável esperar picos de população inconsistentes por plataforma, problemas de balanceamento por plataforma e uma curva de abandono maior em consoles com menos jogadores. Quem planeja jogar com amigos em plataformas diferentes vai se frustrar: “Por que não? Konami IDs existem há muito tempo. Usem elas”, escreveu um fã. “Tenho amigos que jogam em plataformas diferentes. Agora não vou poder jogar com eles. Esse modo vai estar morto no lançamento se não tiver crossplay”, comentou outro fã.

Fox Hunt foi anunciado como algo diferente de um tiro padrão — a Konami promete elementos de stealth e sobrevivência que elevam o “esconde-esconde” a outro patamar, mais tático que um tiroteio à la Call of Duty. “Quando falamos de multiplayer de Metal Gear, muitos vão lembrar do Metal Gear Online, mas Fox Hunt será um novo tipo de modo”, disse Yu Sahara, diretor de Fox Hunt. “Agradecemos aos fãs de MGO, mas o cenário multiplayer mudou muito desde então. Levou muita consideração pensar em como deveria ser um novo modo online.”

Historicamente, Metal Gear Online (ligado a MGS4) durou quatro anos antes de os servidores serem desligados em 2012 — um lembrete de que modos multiplayer precisam de suporte contínuo e uma comunidade ativa para prosperar. Será que repetir os erros de alcance de público é inevitável? Se Fox Hunt depender de atualizações pós-lançamento e de uma base fragmentada, a jogabilidade tática pode até ser ótima, mas sem jogadores não há partida.

A parte positiva: o single-player chega em 28 de agosto para PC, PS5 e Xbox Series X/S, e a Konami promete lançar Fox Hunt via atualização no outono. Do ponto de vista técnico, a falta de crossplay é um retrocesso para um mercado que já adotou a prática amplamente. Se a Konami quer uma comunidade saudável para Fox Hunt, resolver a separação entre plataformas deveria ser prioridade absoluta. E você, acha que Fox Hunt ainda pode vingar mesmo sem crossplay?