A Microsoft anunciou que o Halo Infinite entrará em manutenção ativa ainda este mês, liberando a Halo Studios para concentrar esforços em múltiplos jogos novos da franquia. A atualização Operation: Infinite, prevista para 18 de novembro, será o último grande conteúdo atualmente planejado para o multiplayer do jogo no Xbox e PC — mas o estúdio garante que continuará oferecendo desafios, recompensas ranqueadas e eventos comunitários ao longo do próximo ano e além. “Ao olhar para trás, para quatro anos de evolução e atualizações no Halo Infinite, gostaríamos de agradecer à nossa comunidade pelo apoio firme,” disse Halo Studios em comunicado. (Halo Studios)
Operation: Infinite traz um Operation Pass de 100 níveis gratuito e uma versão Premium também com 100 níveis, sem data de expiração planejada — uma escolha que tem impacto direto para jogadores brasileiros que preferem jogar em janelas de tempo mais espaçadas por conta de trabalho, estudos ou custo de assinatura. Ter um passe que não expira significa que você pode progredir no seu tempo sem perder conteúdo por ficar offline algumas temporadas. A promessa de suporte contínuo com desafios e eventos mantém o jogo ativo, ainda que sem grandes expansões planejadas.
Contexto e por que isso importa
Halo Infinite chega a esse ponto depois de uma trajetória turbulenta: lançamento atrasado (o jogo saiu em dezembro de 2021, quando era esperado como título de lançamento para o Xbox Series X|S), rebranding do estúdio (de 343 Industries para Halo Studios), e diversas rodadas de demissões. O jogo passou por várias correções e melhorias técnicas que melhoraram performance, hit registration e estabilidade — pontos cruciais para shooters competitivos —, mas sofreu com queda de base de jogadores por problemas de conteúdo, sistemas de progressão e monetização agressiva. “Queremos que Infinite cresça com o tempo, em vez de voltar a títulos numerados e segmentados; é o começo dos próximos 10 anos para Halo,” disse Chris Lee em 2020 ao falar da visão do projeto. (Chris Lee)
A versão final do plano de 10 anos nunca se concretizou como esperado. Recursos ambiciosos, como um modo battle royale apelidado internamente de “game changer”, foram descartados. As críticas à progressão e à loja afetaram a confiança da comunidade — algo visível nas redes sociais e nos fóruns brasileiros, onde muitos reclamaram de paywalls e designs que incentivavam gasto constante. Mesmo assim, atualizações constantes ajustaram armas, mapas e balanceamento, entregando uma experiência de tiro mais sólida do que no lançamento inicial. Entrar em manutenção não é sinônimo de abandono; é realocar recursos para tentar garantir que os próximos jogos atinjam o que o Infinite prometeu ser.
O foco agora é Halo: Campaign Evolved, anunciado para algum ponto de 2026 no PC, Xbox e PlayStation 5, e mais títulos não detalhados pela Microsoft. Para o jogador brasileiro, resta a pergunta: voltamos a investir tempo em Infinite sabendo que novidades grandes podem não aparecer, ou esperamos pelos próximos lançamentos da franquia? A resposta depende de quanto você valoriza o multiplayer em estado “sempre em manutenção” vs. esperar por experiências novas e completas. Seja qual for sua escolha, a comunidade brasileira — de streamers, clãs e campeonatos locais — ainda tem espaço para manter Halo vivo até a próxima geração de jogos.