Hub ao estilo Tower de Destiny pode ficar para Helldivers 3, diz Arrowhead

Helldivers 2 pode ganhar um hub social maior no futuro: foi isso que o CEO da Arrowhead deixou escapar quando um fã sugeriu no Discord uma estação espacial ao estilo Tower de Destiny. Hoje a interação social do jogo se resume às naves usadas como área de preparação — até três jogadores ajustando aparência e loadout antes das missões —, mas a comunidade queria algo em escala maior, um ponto de encontro persistente para planejar operações, trocar equipamentos ou só trocar piada entre friendly fire acidental e evacuação. Por que isso importa? Porque Helldivers funciona na base do coletivo: a guerra galáctica é impulsionada pela comunidade, e um hub robusto pode melhorar coordenação, identidade de time e até retenção de jogadores.

A resposta do CEO Shams Jorjani foi direta e ambiciosa: “está na lista de recursos para o próximo.”Shams Jorjani, CEO da Arrowhead. Isso coloca a ideia como prioridade de design, mas não resolve a pergunta-chave: quando? A Arrowhead já deixou claro que vai suportar Helldivers 2 por anos; o jogo só saiu recentemente no Xbox Series X|S e recebeu atualizações grandes, como o Into the Unjust que adicionou Hive Worlds. A longo prazo, isso permite que a equipe experimente e refine sistemas antes de migrar ideias para um possível Helldivers 3.

Sobre filosofia de desenvolvimento, o diretor de produção Alex Bolle comentou a visão da equipe para a longevidade do título: “queremos que isso esteja por anos e anos e anos. E é quase como, como manter fiel à fantasia de Helldivers, desafiador o suficiente para continuarmos fazendo recursos e sistemas novos e incríveis, ao mesmo tempo em que permanecemos fiéis a quem somos?”Alex Bolle, diretor de produção. Ele também falou sobre a liberdade criativa que um ambiente live oferece: “quanto mais descobrimos como prosperar num ambiente live… mais podemos soltar a criatividade em sistemas novos que não imaginaríamos no lançamento.”

Do ponto de vista técnico, implementar um hub estilo Tower exige planejamento: instâncias para evitar lag com centenas de jogadores, sincronização de itens e progressão, e manter performance nos consoles e PC sem sacrificar fps ou tempo de resposta em loadouts e matchmaking. Também tem o design social — como equilibrar área pública com espaços privados (clãs, squads), comércio ou apenas cosmetia mostrando conquistas?

Uma hub social no estilo Tower faria toda a diferença para a comunidade. Arrowhead claramente está pensando adiante, não apenas em conteúdo, mas em sistemas sociais que sustentem o jogo a longo prazo.

Se e quando esse hub chegar, vai depender do roadmap da Arrowhead e do aprendizado contínuo com a base ativa de jogadores. Enquanto isso, o foco segue em atualizar Helldivers 2 e entender como novas ideias se adaptam ao “sabor” do jogo. E você, como imagina um hub perfeito para suas operações de extração?