A Kinetic Games está trabalhando lado a lado com a Blumhouse para transformar Phasmophobia em filme — e eles parecem levar bem a sério a ideia de não só adaptar a história, mas preservar o DNA do jogo. A conversa rolou durante o lançamento da rework do mapa Grafton Farmhouse, quando o diretor de arte Corey J. Dixon comentou como a parceria está se desenhando e o que os fãs podem esperar. Será que o cinema vai conseguir recriar aquela tensão de equipe, os micro-momentos de investigação e o pânico súbito que fazem o jogo funcionar? Parece que a resposta, por enquanto, é sim — pelo menos segundo os desenvolvedores.
“Nós temos uma parceria muito boa com a Blumhouse. É brilhante,” disse Corey J. Dixon, diretor de arte. “Vai ser um filme de Phasmophobia, não vai ser apenas um filme de caça a fantasmas — vamos garantir que seja um filme que os fãs queiram assistir, e vamos trabalhar com eles bem de perto.” A ênfase no “filme de Phasmophobia” importa: a equipe quer manter a identidade, não transformar tudo em um longa de terror genérico. Eles ressaltam também que a Blumhouse tem abertura para esse tipo de colaboração — o que é crucial quando estamos falando de traduzir mecânicas interativas para algo passivo como cinema.
O anúncio veio no mês passado, quando foi confirmada a parceria entre a Blumhouse (conhecida por produções como Five Nights at Freddy’s, The Conjuring e M3GAN) e a Kinetic Games, de UK. Detalhes sobre roteirista, diretor e elenco ainda não foram divulgados — um terreno fértil para teorias dos fãs. Trabalhar com estúdios de Hollywood representa uma chance enorme de mostrar o jogo para além do público gamer. Mas adaptar mecânicas imersivas e cooperação tática para um formato linear é um desafio que exige cuidado.
Daniel “Dknighter” Knight, diretor da Kinetic, comemorou o momento: “É um grande momento para toda a equipe da Kinetic, e o começo de algo realmente empolgante. Não poderíamos imaginar os patamares que o jogo alcançaria quando foi lançado há cinco anos, e somos muito gratos à nossa comunidade pelo impacto duradouro que Phasmophobia teve no espaço dos jogos e além.” Trabalhar com a Blumhouse e a Atomic Monster, diz ele, abre um novo capítulo — e a promessa é de compartilhar mais conforme o projeto evolui.
É justo perguntar: e se a Blumhouse errar a mão como já aconteceu antes? A adaptação de Five Nights at Freddy’s recebeu críticas por exagerar no enredo e não reproduzir as sensações do jogo — um alerta a ser considerado. No fim, o sucesso dessa adaptação vai depender de manter o foco nas sensações que fizeram Phasmophobia virar fenômeno: paranoia compartilhada, uso de equipamentos, e aquela tensão quase tátil nas casas mal-assombradas. Quem aí está curioso para ver como vão filmar uma sessão de voz em grupo no cinema?