A roadmap atualizado de S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl para o segundo semestre está no ar, e ele traz mudanças grandes tanto no jogo base quanto na ferramenta Zone Kit — além da confirmação da versão para PS5 e PS5 Pro. A jogada técnica mais importante? Uma migração para o Unreal Engine 5.5.4 com foco em otimizações. “Nossa missão principal no futuro próximo é atualizar o jogo para Unreal Engine 5.5.4. Isso trará novos recursos e ferramentas para tornar a Zona um lugar ainda melhor, mas mais importante — trazer as últimas otimizações do Unreal Engine 5 resultará em melhor estabilidade e desempenho.” — GSC Game World. Eles admitem que isso pode alterar cronogramas de outras atualizações: “Estamos assumindo esse risco — como verdadeiros stalkers — e faremos o nosso melhor para cumprir nossas metas de 2025.” — GSC Game World.
O que vem por aí
A lista de mudanças é extensa e técnica, então vou separar os pontos que realmente importam: visão noturna e binóculos chegando; melhorias no sistema A-Life (a inteligência e comportamentos dinâmicos da Zona); NPCs que enxergam pior no escuro e ajustes no combate — tanto humano quanto de mutantes; novas anomalias, missões e um cenário climático novo; modo de dificuldade “Master” e ciclo dia/noite estendido; rework de loot em esconderijos; reformulação de stamina e bebidas energéticas; além de várias melhorias de UI e suporte local para backups de save. No lado do modding, o Zone Kit passa da Fase 1 para a Fase 2 com áudio modável via Wwise, ferramentas narrativas, melhor compatibilidade entre mods que mexem em sistemas comuns e suporte ampliado a Blueprints. Atualizar para Unreal Engine 5.5.4 é a prioridade — e deve melhorar desempenho e estabilidade.
Também há menção ao lançamento no PS5 e PS5 Pro, o que deve abrir a Zona para mais jogadores consolistas, e um evento no Discord para feriados, além de melhorias contínuas na “Stalker Legends of the Zone Enhanced Edition”. E sim, a atualização 1.5 já trouxe correções importantes — e o famigerado Zone Kit de 700GB que dominou discos rígidos por aí.
Fica a pergunta: e o multiplayer? Ainda sem sinal, para desespero de parte da comunidade. O Kit da Zona vai ganhar suporte maior a mods e ferramentas narrativas, o que pode mudar a cena dos mods em PC. A equipe agradeceu o apoio da comunidade: “Obrigado pelo feedback e apoio contínuos. Sem a ajuda de vocês, isso não seria possível. Obrigado!” — GSC Game World.
Por fim, como resumimos na nossa análise do jogo: “Por baixo dos problemas técnicos que assolam Stalker 2: Heart of Chornobyl existe uma grandeza única.” — IGN (Vikki Blake). A roadmap mostra que a GSC está focada em consertar a base técnica e em ampliar as ferramentas para criadores — sinal claro de que a Zona ainda tem muita história e perigo para entregar.