Silksong: A Jornada de Anúncios, Atrasos e a Esperança para 2025

É quase inevitável: quanto mais amamos um jogo, mais longa parece a espera pela continuação. Enquanto estúdios se desdobram para atender aos padrões cada vez mais altos de desempenho, gráficos e jogabilidade, franquias como GTA, Half-Life e, claro, Silksong acabam virando símbolo de cronogramas intermináveis. Mas como é que a aguardada sequência de Hollow Knight, anunciada em 2019, levou seis anos para reaparecer? E será que, em 2025, finalmente vamos tirar o nariz de palhaço e ver Hornet voar livremente?

A promessa original e o salto do DLC para o jogo completo

Tudo começou em 2014, quando a Team Cherry arrecadou fundos no Kickstarter para transformar um protótipo de Soulslike 2D com pegadas Metroidvania em Hollow Knight. As metas extras do financiamento estendido incluíam chefões, missões novas e… Hornet como personagem jogável. Em 2017, após o lançamento, vieram DLCs como The Hidden Dreams, The Grimm Troupe e Gods and Glory, mas nada de Hornet na campanha principal. Até que, em 14 de fevereiro de 2019, veio o choque: Hollow Knight: Silksong não seria apenas mais um complemento, mas um jogo completo.

Neste anúncio, a Team Cherry explicou que a ideia de oferecer Hornet como segundo protagonista evoluiu de forma tão significativa que fazia mais sentido transformá-la em heroína de uma aventura própria. Seria um novo reino, mais verticalizado, onde a protagonista ágil e acrobática enfrentaria mais de 150 inimigos inéditos e chefões. Os fãs foram à loucura e, de repente, Silksong ganhou tração em blogs, fóruns e redes sociais. Silksong se tornou sinônimo de espera interminável na indústria.

Demonstrações e expectativas lá em 2019

Nem cinco minutos depois do anúncio oficial, muita gente já imaginava um lançamento entre 2020 e 2021. A Team Cherry embarcou na divulgação soltando artes conceituais dos NPCs em um post de aniversário e, no E3 2019, mostrou um demo jogável. Foi ali que IGN e seu time testaram o vertical slice: uma área flamejante com dois chefes e vários inimigos novos.

“Não parecia que faltavam seis anos para o lançamento,” disse Tom Marks depois de experimentar os 20 minutos de gameplay. “Podia não ser a versão final, mas estava muito polido.” A mesma demo ainda passou por PAX Australia, dando a entender que o projeto estava bem encaminhado. Até dezembro daquele ano, a revista Edge deu capa e matéria de duas páginas repletas de detalhes e capturas impressionantes. Parecia que só faltava o anúncio oficial da janela de lançamento.

Silêncios, rumores e datas fantasmas

Então veio 2020 e… silêncio. A pandemia pode até ter freado eventos presenciais, mas substituíram-se E3 por shows digitais, abertos a qualquer desenvolvedor. Mesmo assim, Silksong ficou de fora. E, para piorar, vieram vazamentos e blunders: em setembro de 2019, o Steam publicou uma data de 12 de junho de 2020, que depois se revelou placeholder. Em agosto, o logo da sequência apareceu em um tweet da Nintendo UK prometendo lançamentos “este ano e além”. Fãs celebraram, mas não veio nada.

No meio desse limbo, o Twitter oficial do Xbox postou no dia 12 de junho de 2022: “Tudo que você está vendo hoje vai ser jogável nos próximos 12 meses.” A piada tem nome: Silksong. A cada novo Direct que passa, o nariz de palhaço fica mais vermelho. Quem questionou no post ganhou um simples “Isso mesmo que dissemos” como resposta. Resultado: mais frustração do que expectativa.

O anúncio de adiamento oficial

Em maio de 2023, Matthew “Leth” Griffin, líder de marketing da Team Cherry, finalmente actualizou os fãs. “Planejávamos lançar no primeiro semestre de 2023, mas o desenvolvimento continua em andamento. Estamos empolgados com o progresso, mas a escala do jogo cresceu e queremos garantir a melhor qualidade possível. Mais novidades virão assim que estivermos mais perto da data.” A mensagem oficial não trouxe um calendário, mas confirmou o adiamento sem rodeios. Silksong estava cada vez maior — e mais distante.

O fenômeno causou uma avalanche de memes. Toda vez que surgia um novo evento de games — do Xbox Showcase ao Indie World — lá estavam os internautas postando Hornet de peruca e maquiagem de palhaço, prontos para decepcionar-se de novo.

O surgimento do meme do palhaço

Qualquer anúncio de Nintendo Direct, Xbox Developer Showcase ou apresentação de Geoff Keighley trazia o mesmo ritual: alguém criava um post com Hornet ou o Cavaleiro de palhaço e legenda do tipo “Vai ter Silksong dessa vez?”. A internet abraçou a piada. O clowncore virou a resposta universal para a longa espera pela sequência de um indie que prometeu muita coisa mas segurou data oficial como Tesla segura entregas.

E para mostrar que o universo está do lado (ou contra?) dos fãs, o primeiro registro oficial de Silksong na loja do Xbox ocorreu em 1º de abril de 2024. Isso mesmo, Dia da Mentira. Como não rir?

O renascimento em 2025

2024 foi de muitos “continuamos sem novidades”. Silksong ficou ausente de cada Summer Showcase, dos eventos digitais de junho e até do Gamescom Opening Night Live. A Team Cherry também pulou Directs de agosto e de parceiros, aumentando o suspense. Mas então… aconteceu algo diferente em 2025.

Começou com um relato anônimo no subreddit oficial de Hollow Knight: um fã esbarrou em Ari Gibson, co-diretor de Silksong, que brincou sobre ainda não ter uma data, mas garantiu que “teremos mais para compartilhar em breve.” “Não temos um lançamento ainda, mas ficarão sabendo de tudo em breve,” teria dito Gibson. Pouco depois, a ID@Xbox publicou um blog oficial em 19 de março mencionando Silksong entre os indies mais aguardados para 2025.

A cereja do bolo veio em 2 de abril, durante o Nintendo Direct: um sizzle reel mostrou breves cenas de Hornet saltando em ambientes já conhecidos, acompanhado do letreiro “2025”. Finalmente, uma janela. E não parou por aí: na apresentação do novo ROG Ally X, Silksong apareceu rodando no dispositivo, provando que o game não é exclusivo de plataforma e vai sair antes de final de ano.

Para coroar, a Team Cherry confirmou no Discord oficial: Silksong será jogável no estande da Xbox na Gamescom 2025, marcando o primeiro demo público desde 2019. Talvez seja a chance de pisar no reino misterioso e realmente sentir a agilidade de Hornet.

Para um projeto que já passou por tantos altos e baixos, a virada de 2025 é um sopro de otimismo. Depois de tanto clamor, glitches de datas e memes de palhaço, agora parece que as engrenagens estão girando no ritmo certo. Afinal, você acha que vai ter outra reviravolta? Será desta vez que a Team Cherry vai reajustar tudo de novo ou podemos finalmente comemorar a próxima jornada pelo hollow world?

E então, você tira o nariz de palhaço para comemorar? Jogo jogado, data marcada: até o fim de 2025, vamos descobrir se Silksong valeu a espera e se Hornet vai conquistar ainda mais fãs com suas habilidades únicas e cenários de tirar o fôlego.