Tron Catalyst lançado semanas atrás, Bithell Games demite 11 funcionários

Nos últimos dias, o estúdio indie britânico Bithell Games anunciou uma demissão em massa: a maioria do quadro permanente foi dispensada — 11 pessoas foram afetadas — poucas semanas após o lançamento do seu jogo de ação com loop temporal, Tron: Catalyst. O baque vem depois da falha em garantir um novo projeto de grande escala e deixa o futuro do estúdio incerto, mesmo com um catálogo notável no currículo.

“Ficou claro, antes do lançamento do nosso jogo mais recente, que não estávamos imunes aos desafios enfrentados por muitas equipes de desenvolvimento na busca por parceiros de financiamento em 2024 e 2025.” – Mike Bithell
“Felizmente conseguimos comunicar esses desafios com antecedência, e trabalhar com os funcionários afetados para facilitar as saídas tanto quanto possível via pacotes de indenização.” – Mike Bithell

Bithell Games ganhou espaço com títulos como Thomas Was Alone e Volume, depois fez sucesso tático com John Wick Hex e, mais recentemente, usou Tron: Identity (um híbrido de puzzle e visual novel) como prova de conceito para colaborar com a franquia da Disney. Mesmo com essa trajetória, a realidade do mercado — custos de produção, expectativas de escala e dificuldade de encontrar publishers ou investidores dispostos — se provou implacável. Quem acompanha indies, reconhece esse padrão: por que bons times não conseguem financiamento suficiente mesmo após lançamentos sólidos?

É um lembrete de que talento e histórico não garantem estabilidade financeira num mercado cada vez mais volátil. O estúdio deixou claro que o catálogo self-published e o suporte a esses jogos não serão afetados pela mudança de pessoal. O foco agora é apoiar os ex-colaboradores e procurar novas oportunidades, tanto internas quanto externas.

“É importante afirmar que era uma equipe incrível de pessoas excepcionalmente talentosas… Se você é desenvolvedor e está contratando, qualquer um entre os afetados seria uma ótima adição ao seu estúdio.” – Mike Bithell

A indústria perde hoje uma equipe unida, mas os nomes e o trabalho permanecem — e muitos desses desenvolvedores provavelmente reaparecerão em novos projetos. Quem vai sair na frente na próxima rodada de contratações?